A avaliação dos riscos- O que é ? Quem faz ? Como se faz?

Não existe legislação europeia que estabeleça exatamente a forma como deve ser feita uma avaliação de riscos. Todavia, em certos países, nomeadamente no nosso, a legislação nacional pode prever requisitos mais pormenorizados quanto ao conteúdo e à forma das avaliações de riscos.

Para fazer a avaliação de riscos é necessário recolher as informações relevantes da empresa, identificar os perigos possíveis, avaliar os riscos decorrentes dos perigos.

Por exemplo, estimar a probabilidade e a gravidade da consequência e decidir se o risco pode ou não ser tolerado. Planear ações para eliminar ou reduzir os riscos e elaborar documentação para esta avaliação de riscos.

Ao proceder a uma avaliação de riscos, o técnico terá também de prestar atenção aos trabalhadores especialmente vulneráveis e a outras pessoas que possam estar presentes nas instalações, como pessoal externo ou visitante.

Logo, a avaliação de riscos é extremamente abrangente, desde o trabalhador que faz a limpeza ao administrador da empresa, todos na empresa estão expostos a riscos.

Depois de identificar os perigos e os seus possíveis efeitos, deve avaliar os riscos e ordená-los por prioridade. Deve igualmente verificar se existem algumas obrigações legais que podem ser descritas no caderno de encargos da avaliação de riscos ou dizem respeito à necessidade de uma formação mais específica para os trabalhadores relacionada com um determinado risco ou setor de atividade.

Se não dispuser das competências necessárias para proceder à avaliação de riscos e organizar as medidas de prevenção e proteção em matéria de saúde e segurança na sua empresa, deve delegar estas tarefas num especialista de segurança no trabalho externo interno ou mesmo recorrer à contratação de empresa prestadora de serviços.

Então, como é que vamos documentar os riscos?

Depois de efetuar a avaliação de riscos, tem de documentar os resultados. Embora não existam requisitos específicos, recomenda se que o documento escrito inclua pelo menos os seguintes elementos nome, função da pessoa. Pessoas que efetuaram a avaliação. Perigos e riscos identificados. Grupos de trabalhadores que enfrentam riscos específicos. Medidas de proteção necessárias Data prevista para a sua introdução. Responsáveis pelas medidas e forma como serão acompanhados os processos realizados. Informação sobre a participação dos trabalhadores e respetivos representantes no processo de avaliação.

Uma boa avaliação de riscos vai melhorar o seu processo produtivo. Fale connosco!

Boa semana!

Siga-nos em todas as nossas Redes Sociais:

Website 

Facebook

Linkedin

Youtube 

Partilhar