A mulher no trabalho – Dia da Mulher

A ideia de criar o Dia das mulheres surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras, sem contudo fixar uma data específica.

Homens e mulheres não são iguais do ponto de vista biológico (diferenças entre os sexos) e as atividades que desempenham, bem como as condições de trabalho e a forma como são tratados pela sociedade, diferem igualmente (diferenças de género).

Tais diferenças podem afetar os perigos com que se deparam homens e mulheres no trabalho, bem como a forma de os avaliar e controlar. É por este motivo que a EU-OSHA se dedica à investigação sobre questões de SST que as mulheres enfrentam no trabalho, bem como a ações de sensibilização neste domínio.

Boa semana em segurança!

Siga-nos em todas as nossas Redes Sociais:

Website 

Facebook

Linkedin

Youtube 

Partilhar