Lesões Musculoesqueléticas – Medidas Preventivas

As lesões musculosqueléticas são uma das doenças mais comuns relacionadas com o trabalho. Afetam milhões de trabalhadores europeus, com um custo de milhares de milhões de euros para as entidades patronais. Combater as lesões musculosqueléticas contribui para melhorar a vida dos trabalhadores, mas é também, sem dúvida, um bom negócio.

As lesões musculosqueléticas afetam habitualmente a região dorso-lombar, a zona cervical, os ombros e os membros superiores; menos frequentemente afetam também os membros inferiores. Abrangem qualquer lesão ou perturbação das articulações ou outros tecidos. Os problemas de saúde variam entre dores intensas e mais fracas e situações clínicas mais graves, que exigem dispensa do trabalho e inclusivamente tratamento médico. Em casos mais crónicos, podem mesmo levar à incapacidade e à necessidade de deixar de trabalhar.

Os dois principais grupos de lesões musculosqueléticas são lombalgias perturbações nos membros superiores relacionadas com o trabalho(comummente conhecidas como «lesões por esforços repetitivos»).

As medidas preventivas poderão incluir alterações em:

  • Disposição do local de trabalho –adaptar a disposição para melhorar as posturas adotadas no trabalho
  • Equipamentos –garantir que são ergonomicamente concebidos e adequados para as funções em causa
  • Trabalhadores –reforçar a sensibilização para os riscos e prestar formação sobre métodos de trabalho adequados
  • Funções –alterar os métodos ou ferramentas de trabalho
  • Gestão –planear o trabalho por forma a evitar o trabalho repetitivo ou prolongado em posturas incorretas. Planear pausas para descanso, prever a rotação de tarefas ou reatribuir trabalho
  • Fatores organizacionais –desenvolver uma política de prevenção e combate às lesões musculosqueléticas

A vigilância da saúde, a promoção da saúde e a reabilitação e reinserção dos trabalhadores que já sofrem de lesões musculosqueléticas são elementos que precisam igualmente de ser considerados numa abordagem de gestão destas lesões.

Para saber mais sobre lesões musculoesqueléticas, contate a Segmaz, porque a sua segurança é a nossa prioridade!

Siga a Segmaz em todas as redes sociais:

Website

Facebook

Instagram

LinkedIn

Youtube

Partilhar