Ruído no Local de Trabalho

Os trabalhadores podem ser expostos a níveis elevados de ruído em locais de trabalho tão variados como os setores da construção, fundições e indústrias têxteis. A exposição, a curto prazo, ao ruído excessivo, poderá causar a perda de audição temporária, que pode durar entre alguns segundos e alguns dias.

Essa exposição prolongada pode provocar perda auditiva permanente, esta ocorre ao longo do tempo e pode ser difícil de reconhecer e, infelizmente, a maioria dos trabalhadores não se apercebem de que estão a ficar surdos até a sua audição já ter sofrido lesões permanentes. A exposição ao ruído industrial pode ser controlada – muitas vezes com custos mínimos e sem dificuldades técnicas.

O objetivo do controlo do ruído industrial consiste em eliminar ou reduzir o ruído na sua origem.

Na europa estima-se que mais de um terço dos trabalhadores estejam expostos a níveis de ruído potencialmente perigosos durante pelo menos um quarto do seu tempo de trabalho.

O Decreto-Lei n.º 182/2006, de 6 de setembro, relativo às prescrições mínimas de segurança e de saúde em matéria de exposição dos trabalhadores aos riscos devidos aos agentes físicos (ruído), é aplicável a todas as atividades dos setores privado, cooperativo e social, da administração pública central, regional e local, dos institutos públicos e das demais pessoas coletivas de direito público, bem como a trabalhadores por conta própria.

Na Segmaz, a segurança da sua empresa é a nossa prioridade.

Caso necessite de alguma informação, não hesite em contatar-nos.

Partilhar