Lesões Musculoesqueléticas

A Covid-19 veio-nos trazer inúmeras alterações e as lesões musculoesqueléticas e o teletrabalho em casa vieram também contribuir para novos riscos e identificação de novas problemáticas que a esta data ainda estão muito pouco reconhecidas.

A prevalência do teletrabalho em toda a União Europeia aumentou nos últimos 2 anos e continuará a aumentar depois da Covid-19. O teletrabalho aumenta o risco de sofrer de lesões musculoesqueléticas pois não possuímos em casa, postos de trabalho adequados para trabalhar.

O crescimento significativo de queixas de lesões musculoesqueléticas em trabalhadores, durante a pandemia, deve-se, a fatores como o local de trabalho não ser o mais adequado e o stress que se instalou, ou seja, os fatores de risco psicossociais associados as lesões musculoesqueléticas são uma realidade neste momento.

O teletrabalho em casa oferece inúmeras vantagens como a redução do tempo passado nas deslocações ou nos transportes, no entanto, a manutenção da posição sentada por longos períodos e os comportamentos sedentários em combinações com o posto de trabalho pouco ergonómico e o isolamento social dos colegas podem ter um impacto na saúde do trabalhador e contribuir ainda mais para o desenvolvimento e agravamento de algumas lesões musculoesqueléticas.

As lesões musculoesqueléticas associadas ao teletrabalho costumam afetar a parte inferior das costas, o pescoço, os ombros, os braços e os pulsos com origens multifacetais, ou seja, em vários locais do nosso corpo e relacionam-se com aspetos ergonómicos, organizacionais, ambientais e psicossociais. Lembre-se que quando estamos em teletrabalho, estamos sozinhos em casa e estamos em contato com outros fatores que acrescem as lesões como se temos refeições para preparar, filhos em casa, o stress de não estarmos dependentes de um horário, uma vez que quando trabalhamos em casa o computador e a internet estão ligados, então, por vezes, o nosso horário de trabalho deixa de ser respeitado. Todos estes fatores colocam uma grande carga de trabalho, apesar das suas vantagens de poupança de recursos nas deslocações, porém colocam em risco a privacidade do trabalho, pois esta deixa de existir e os horários deixam de ser cumpridos.

A Segmaz disponibiliza uma departamento médico com serviços de enfermagem, apoio a acidentes de trabalho e posto de colheita de análises clinicas, nossas instalações ou nas suas com deslocações dos nossos enfermeiros, conheça mais aqui!

Boa semana em segurança!

Caso necessite de entrar em contatos com a Segmaz, pode fazê-lo, clicando aqui!

Partilhar