5 Curiosidades sobre Segurança no Trabalho

Hoje a Segmaz deixa-lhe 5 curiosidades sobre segurança no trabalho que não devem ser esquecidas ou relevadas para segundo plano, pois, no fundo, elas influenciam o sucesso/fracasso das medidas preventivas de acidentes de trabalho nas empresas!

  1. Existem mais de 200.000 ocorrências de acidentes de trabalho em Portugal 

Até 2 de Novembro de 2022, estão contabilizados 94 acidentes mortais e 247 acidentes graves.

Estes são apenas os acidentes com carateristicas graves e mortais, depois destes, existe uma infinidade de acidentes que não são contabilizados nas estatísticas e que muitas vezes nem são analisados, são considerados leves ou não apresentam uma necessidade de baixa do trabalhador, e que se repetem constantemente, lesões musculares, pequenos ferimentos, quedas e escorregamentos sem consequências graves, etc.

Apesar dos números ainda serem preocupantes, já se notam melhorias face aos resultados dos anos anteriores e isso deve-se à maior consciencialização dos trabalhadores e das entidades patronais para esta realidade e à utilização trabalho.

  1. Morre um (a) trabalhador (a) a cada 15 segundos

De acordo com as estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um (a) trabalhador (a) devido a um acidente de trabalho ou de doença relacionada com a sua atividade profissional. Isto significa que num ano existem cerca de 2.3 milhões de mortes relacionadas com acidentes de trabalho.

  1. A fadiga é a principal causa dos acidentes de trabalho

A fadiga é o principal culpado no que, aos acidentes de trabalho diz respeito, porque faz com que os trabalhadores “baixem a guarda” no exercício das suas funções e corram riscos de acidentes de trabalho desnecessários, que acabam mesmo por acontecer e ser fatais.

  1. A realização de tarefas repetitivas facilita a ocorrência de acidentes de trabalho

Quando um trabalhador realiza tarefas laborais monótonas e repetitivas é natural que fique mais desconcentrado e desleixado na execução das mesmas e isso, como se sabe, pode ser fatal.

É muito importante que exista alguma rotatividade em postos de trabalho cuja atenção deve estar sempre no máximo, caso contrário o índice de atenção do trabalhador para o que tem de fazer tende a ficar mais baixo.

  1. Um plano de segurança no trabalho é mais rentável para as empresas

A estruturação e implementação de um plano de segurança no trabalho contribuem bastante, ao longo do tempo, para a diminuição de despesas da empresa.

Este tipo de planeamento deve, obrigatoriamente, ser feito pelas empresas, uma vez que estão a cumprir com a lei e a zelar pelos seus interesses e pela salvaguarda da saúde e integridade física dos seus colaboradores.

Ao implementar um plano de segurança bem estruturado no trabalho terá um maior impacto no aumento da produtividade dos seus colaboradores e nas despesas indiretas com a inatividade dos respetivos trabalhadores.

Neste ano novo o que vamos fazer para minimizar os acidentes de trabalho nos locais de trabalho?

Esta é uma Responsabilidade comum ao empregador e ao trabalhador.

Faça o seu plano de segurança com a Segmaz e coloque a sua segurança e a dos seus colaboradores em PRIMEIRO LUGAR!

234 747 295 ou segmaz@segmaz.pt

Siga-nos em todas as nossas redes sociais.

Website

Facebook

Instagram

LinkedIn

Youtube

Partilhar