A Importância da Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene ocupacional, também conhecida como higiene do trabalho ou higiene industrial, pode ser definida como: “A ciência e a arte devotadas à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes” tensores “originados no ou do trabalho, os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade”.

HigieneSegurança e Saúde no trabalho são um conjunto de ações que nasceu das preocupações dos trabalhadores da indústria em meados do século 20, pois as condições de trabalho nunca eram levadas em conta, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo de morte dos trabalhadores.

Numa época em que a indústria era a principal atividade económica em Portugal, os trabalhadores morriam ou tinham acidentes onde ficavam impossibilitados para toda a vida, simplesmente porque a mentalidade corrente era a de que o valor da vida humana era para apenas útil para trabalhar e porque não existia qualquer legislação que protegesse o trabalhador.

Atualmente, a dimensão que encontramos neste âmbito é muito diferente, sobretudo porque a Lei-Quadro de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho faz impender sobre as entidades empregadoras, a obrigatoriedade de organizarem os serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.

Desta forma, para além de análises minuciosas aos postos de trabalho, o empregador tem que garantir também as condições de saúde dos trabalhadores, contratando uma empresa de medicina do trabalho ou tendo organizado os serviços internos de medicina do trabalho e ainda garantir que são objeto de estudo as investigações de quaisquer tipos de incidentes e acidentes ocorridos, sendo sempre analisada a utilização ou não de equipamentos de proteção individual (vulgo EPI) mediante cada risco existente.

Em resumo, todas as atividades de HSST constituem-se como sendo as atividades cujo objetivo é o de garantir condições de trabalho em qualquer empresa “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade” (de acordo com a Organização Mundial de Saúde).

Por um lado, a higiene e saúde no trabalho procuram combater, de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, procurando eliminar ou reduzir os riscos profissionais.

Por outro lado, a segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, eliminando não só as condições inseguras do ambiente, como sensibilizando também os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Para a Segmaz, a higiene e segurança no trabalho são os pilares de um bom funcionamento da organização então, não espere por amanhã para tornar a sua empresa segura.

Contate a Segmaz e siga-a em todas as redes sociais.

Website

Facebook

Instagram

LinkedIn

Youtube

Partilhar