Lesões Musculoesqueléticas – o que são?

As lesões musculosqueléticas são uma das doenças mais comuns relacionadas com o trabalho. Afetam milhões de trabalhadores europeus, com um custo de milhares de milhões de euros para as entidades patronais. Combater as lesões musculosqueléticas contribui para melhorar a vida dos trabalhadores, mas é também, sem dúvida, um bom negócio.

As lesões musculosqueléticas afetam habitualmente a região dorso-lombar, a zona cervical, os ombros e os membros superiores; as menos frequentemente afetam também os membros inferiores. Abrangem qualquer lesão ou perturbação das articulações ou outros tecidos. Os problemas de saúde variam entre dores intensas e mais fracas e situações clínicas mais graves, que exigem dispensa do trabalho e inclusivamente tratamento médico. Em casos mais crónicos, podem mesmo levar à incapacidade e à necessidade de deixar de trabalhar.

Os dois principais grupos de lesões musculosqueléticas são lombalgias perturbações nos membros superiores relacionadas com o trabalho (comummente conhecidas como «lesões por esforços repetitivos»).

A maioria das lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho desenvolvem-se ao longo do tempo. Normalmente, não existe uma causa única para estas lesões; resultam frequentemente da combinação de vários fatores.

Para melhorar a segurança da sua empresa e dos seus colaboradores, contate a Segmaz!

A sua segurança é a nossa PRIORIDADE!

Partilhar